Emprego e Poupança

ABC da Poupança: construir um orçamento

NULL
Versão para impressão
Peço-lhe que antes de começarmos esvazie a mente das notícias sobre a crise, a subida do preço dos combustíveis, o aumento do IVA, a subida do custo de vida… É importante que esteja completamente focado em mudar ou melhorar a sua vida, em construir riqueza! Para isso preciso da sua atenção, preciso que se vire para o lado das SOLUÇÕES, aí mesmo do seu lado direito, e ponha num cantinho muito, muito escuro os problemas.

[Por Ana Bravo, especialista em Economia Doméstica]

Image and video hosting by TinyPicUm mês volvido sobre a primeira dica de Poupança e com um trabalho desafiante em que tomou nota de todas as despesas, dividiu-as em grandes rubricas e tomou decisões relativas à forma e quantidade do que gasta, prontos para o novo passo? Estou certa que sim! Então está na hora de estabelecer um ORÇAMENTO! Na realidade o que vai fazer é estabelecer limites de valor a gastar por rubrica. Naturalmente estes valores deverão estar adaptados às suas necessidades, mas repare, eu disse NECESSIDADES! :

Pode fazê-lo num caderno próprio para o efeito ou num documento Excel muito simples que junto aqui (DESCARREGAR AQUI). Algumas observações em relação a este documento de ORÇAMENTO:

– Existem duas linhas de total: uma para os valores a receber, ENTRADAS, outra para os valores a gastar, SAÍDAS, e uma de SALDO que será o apuramento entre as duas linhas do total ENTRADAS e do total SAÍDAS;

– Existe na parte das despesas uma linha para POUPANÇA e outra que chamamos ORÇAMENTO DO PRAZER. Desafio a ponderar nestas duas rubricas que vão ser desenvolvidas na próxima dica do ABC, imaginar que valor pode comportar o seu orçamento para canalizar para as coisas que gosta de fazer, para o seu lazer e qual o valor que pode colocar para as suas poupanças, para o seu conforto e sua segurança;

– Existe uma coluna para cada mês do ano que pode ser preenchida com valores previosionais (a desenvolver em futuras dicas do ABC).

Como já deve ter percebido, na próxima dica vamos falar de coisas muito importantes e também muito atraentes, mas até lá é importante que construa a sua folha de orçamento ou que adapte a que lhe facultamos de acordo com a sua realidade, que a preencha com valores realistas e adequados.

Lembre todos os dias que há coisas que dependem de si e uma delas é a sua FELICIDADE FINANCEIRA!

Entretanto aqui ficam as datas dos próximos workshops de formação financeira ministrados por Ana Bravo:

– Lisboa 19 Março [Atenção: esta data foi adiada] – Loulé 11 Abril
– Coimbra 15 Abril.

[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Créditos e RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub