Emprego e Poupança

ABC da Poupança: Como planear as compras

NULL
Versão para impressão

Já  a antecipar as ansiadas férias? Planos feitos, com certeza, para onde ir e o que fazer durante esse tempo…tudo planeado, não é? Hoje também vamos falar de planificação. Uma, porém, que lhe vai dar trabalho a fazer apenas uma vez e depois é só seguir o seu PLANO!

Por Ana Bravo, especialista em Economia Doméstica]

Image and video hosting by TinyPicDesta vez vou falar de um tema que me apaixona e que é recorrente nas minhas consultas: COMO FAZER COMPRAS! A maioria de nós precisa de afinar a forma como faz compras. Muitos nem sequer as planeiam, não sabem o que precisam, quanto precisam gastar, e partem para as compras de uma forma pouco ordenada o que leva a consumos desnecessários, contas elevadas, dinheiro desperdiçado.

Lembre-se: as surpresas deixamos para os dias de festa, nas compras não queremos ser supreendidos pois isso quer dizer, grande parte das vezes, que gastamos mais do que queremos ou podemos!

Então como evitamos isto? Em primeiro lugar sabendo exatamente o que precisamos de comprar! Claro está que isto obriga a trabalho de casa feito antecipamente, ou seja, durante 1 ou 2 meses andar a apurar o que se consome durante um mês inteiro.

Depois, dividir estas compras em duas categorias: Compras Mensais e Compras Semanais. Nas primeiras devemos incluir todos os alimentos não perecíveis (arroz, massas, enlatados, condimentos, etc) e consumíveis do lar (sabonete, shampô, detergentes loiça e roupa, etc); nas segundas os vegetais, legumes, fruta, pão, etc.

Desta forma, e como o próprio nome indica, devemos fazer as compras mensais apenas uma vez por mês e as semanais todas as semanas num dia planeado para o efeito. Ter as idas às compras programadas reduz o número de deslocações e só por isso já está a poupar tempo, dinheiro, combustível.

Em segundo lugar ter uma lista atualizada das compras que precisa fazer e ser rigido na sua utilização. Nunca saia para as compras sem a sua LISTA. Digamos que existem alguns itens de carácter obrigatório quando sai para as compras e um deles é a LISTA do que precisa comprar. E também os sacos para as compras, o dinheiro contado para o que precisa são mais alguns desses itens que vamos continuar a desenvolver na próxima dica. Até lá, vá apurando o que se consome lá por casa, as quantidades e o seu valor.

Não esqueça que planear custa apenas uma vez depois é só seguir um PLANO!

[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Créditos e RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório