Espetáculos e Exposições

A República e outras “estórias” na Amadora BD

A 21ª edição do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora abre hoje as portas. Até ao dia 7 de novembro são 17 dias com a presença de dezenas de autores, exposições de centenas de pranchas e ainda workshops, debates e concerto
Versão para impressão
A 21ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora abre hoje as portas. Até ao dia 7 de novembro são 17 dias com a presença de dezenas de autores, exposições de centenas de pranchas e ainda workshops, debates e concertos.

Os cem anos da República são o tema central deste Amadora BD, cujo núcleo volta a ser o Fórum Luís de Camões, com exposições também na Galeria Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora, Centro Nacional de BD e Imagem e no Kidzania/Centro Comercial Dolce Vita Tejo.

A exposição central é “A I República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI”. Será lançado um álbum, “É de Noite Que Faço as Perguntas”, com textos de David Soares e desenhos de seis autores portugueses, e uma exposição com os desenhos originais. Richard Câmara, que assina a imagem gráfica do festival, é o autor português em destaque nesta edição, apresentando uma versão renovada das personagens Quim e Manecas, criadas quase há cem anos por Stuart Carvalhais.

Destaque também para a exposição “Lusofonia – A Nona Arte em Língua Portuguesa”, que, através da BD, se propõe mostrar as particularidades da língua portuguesa falada em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

Há ainda, entre outras, exposições dedicadas ao centenário de Fernando Bento, a Luís Diferr e à dupla belga Schuiten e Peeters (“A teoria do grão de areia”), mais presença de autores nacionais e estrangeiros, concursos, sessões de autógrafos, lançamento de álbuns e debates. Os vencedores dos Prémios Nacionais de BD são anunciados dia 30.

Por fim, a programação inclui duas festas da caricatura, dia 30 nos Recreios da amadora e dia 31 no Fórum Luis de Camoes, um workshop com Seri Aoi dia 23 às 16horas no Fórum. E também concertos: dia 22 com os Marias+Tocha+Jaquinzinhos, dia 29 com os Kumpania Algazarra e dia 06 de novembro com Sons Brasileiros de João Santos e Mariana Zenha.

O festival encerra dia 7 de novembro. Ver a programação completa em www.amadorabd.com.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório