Espetáculos e Exposições

A Herança de Paganini: Festival para um instrumento

NULL
Versão para impressão
Em seis dias de violino visitam-se quatro séculos de história. Até 4 de junho esta é a proposta do São Luíz, um espetáculo onde se recorda “A Herança de Paganini”, um dos maiores violinistas da história, e se dá espaço aos novos talentos.

Após as experiências que marcaram as temporadas anteriores, com o clarinete no Festival Transportal e o piano no festival Chopin, o São Luiz e a Orquestra Metropolitana de Lisboa trazem ao público uma nova temporada dedicada somente ao violino.

A história dos últimos quatro séculos vai passar pela Sala Principal e pelo Jardim de inverno, evocando um dos mais influentes intérpretes de todos os tempos, Niccolò Paganini, e trazendo novos talentos para o Concurso Jovens Violinistas 2011.

O cartaz inclui um concerto especial da Orquestra Metropolitana de Lisboa com Gilles Apap, o intérpete que tem conquistado os palcos de todo o mundo com um violino que não conhece barreiras entre a música cigana romena, tradicional irlandesa ou indiana. Em Lisboa, irá interpretar um concerto clássico de Mozart, as tarantelas da Sinfonia italiana de Mendelssohn, e Frates, uma das obras mais intensas de Arvo Pärt que permitirá apreciar integralmente a genialidade deste violinista.

“A História do Soldado”, uma obra de Stravinsky sob a direção de Cesário Costa, vai ser também apresentada em concerto. A obra conta o regresso a casa de um soldado com o seu o velho violino. Na viagem o público encontrará um universo fantasioso, onde há um Diabo e uma princesa, amores e desamores e claro, a magia da música de um violino.

Os novos talentos têm lugar no Concurso Jovens Violinistas 2011, onde oito finalistas se apresentam em recital, a solo e com piano, ao público e ao júri, constituído pelo violinista Vasco Barbosa, o compositor Sérgio Azevedo e o maestro Cesário Costa.

A entrada para o concurso é livre, os concertos rondam entre os 10€ e os 20€.

Consulte AQUI o cartaz do espetáculo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório