Cultura

A festa do cinema italiano está de volta

A 4ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano está de regresso e desta vez, além de Lisboa, Porto e Coimbra, o evento estende-se à Madeira. Em antestreia nacional "A Solidão dos Números
Versão para impressão
A 4ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano está de regresso e desta vez, além de Lisboa, Porto e Coimbra, o evento estende-se à Madeira. Em antestreia nacional "A Solidão dos Números Primos" de Saverio Costanzo, adaptação do ´bestseller` de Paolo Giordano.

A programação lisboeta divide-se entre o Cinema Monumental e Espaço Nimas, com uma retrospetiva de comédia italiana na Cinemateca com o nome Amarcord onde serão exibidos, entre outros, os filmes "I Mostri" (1963) e "Il sorpasso" (1962), de Dino Risi.

A secção competitiva tem Filipe Melo (criador da curta portuguesa de terror I'll See You in My Dreams, realizada por Miguel Ángel Vivas) e Bernardo Sassetti (compositor de bandas sonoras de filmes como Alice) como júris.

Há ainda uma secção Panorama das próximas estreias e duas sessões especiais (uma em homenagem aos 150 anos da unificação italiana e outra em homenagem à Fábrica da Benetton), bem como uma secção documental Italia.doc – composta por curtas-metragens em parceria com o Curtas de Vila do Conde e uma secção de telediscos chamada Ascolta.

Nas suas extensões, a edição de 2011 alarga-se também à Madeira, além das habituais em Coimbra e Porto. A 8 ½ – Festa do Cinema Italiano decorre de 14 a 21 de abril em Lisboa; 27 a 29 de abril em Coimbra; 29 de abril a 01 de maio no Porto (carece de confirmação) e ainda 05 a 08 de maio no Funchal. A atriz Catarina Wallenstein é o rosto desta quarta edição.

Consulte trailers dos filmes e a programação completa do festival AQUI.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub