Ambiente

92% das praias portuguesas com água “excelente”

NULL
Versão para impressão
A Quercus atribuiu qualidade de ouro a 286 praias portuguesas, mais 17 que no ano anterior. A distinção baseia-se na “excelente” qualidade da água, sendo a tabela liderada pelo concelho de Albufeira, representado com 18 zonas balneares.
 
“Excelente” é a classificação atribuída a 92 por cento das praias do país no que diz respeito à qualidade de água, 286 zonas balneares receberam o galardão de qualidade de ouro, pela Quercus.

No dia em que começa a época balnear, tal como tem acontecido em anos anteriores, a Quercus lança uma listagem das melhores praias portuguesas, no que diz respeito à qualidade da água.
 
Albufeira é o concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro. São 18 as zonas balneares nomeadas, entre as quais estão as praias de Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo e Coelha.  
 
Almada (com São João da Caparica, Sereia, Infante, entre outras) e Vila Nova de Gaia (onde constam praias como Granja, Marisol e Sãozinha) estão no segundo lugar da tabela ambas com 15 praias.
 
Em terceiro lugar na tabela estão Torres Vedras e Vila do Bispo, com 10 praias cada.  
 
No que diz respeito a praias interiores com qualidade de ouro o concelho de Proença-a-Nova aparece na tabela com duas praias nomeadas, Fróia e Malhadal.
 
Esta seleção é feita, com base na informação pública oficial, disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH). As zonas com um histórico de qualidade nos últimos cinco anos recebem a distinção de praia com qualidade de ouro.
 
 
Assim, em 2011 das 515 zonas balneares portuguesas (432 costeiras e 83 interiores), 447 foram consideradas excelentes – o que corresponde a 92%, 32 boas, 7 aceitáveis e apenas uma recebeu a classificação de “má” – a praia de “Castelo do Queijo”, no Porto.
 
Há também a registar mais 22 novas praias, 15 delas costeiras e 7 interiores, do que no ano anterior.

[Notícia sugerida pelos utilizadores Patrícia Guedes, Teresa Teixeira e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório