Sociedade

900 mil utentes beneficiaram dos cheques dentista

NULL
Versão para impressão
Mais de 900 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já beneficiaram do cheque dentista nos últimos três anos, sendo as grávidas e as crianças em idade escolar os maiores utilizadores deste serviço, com uma taxa de utilização de 78% dos cheques distribuídos.
 
O Ministério da Saúde emite, desde maio de 2008, cheques dentista, mediante um acordo entre os serviços públicos e os médicos privados, para tentar colmatar as falhas na prestação de cuidados de saúde oral.
 
Dados oficiais divulgados pela Lusa vêm agora revelar que as grávidas usaram neste período 169 mil cheques dentista. Das crianças em idade escolar (dos sete aos treze) a frequentar estabelecimentos públicos foram usados apenas 572 mil cheques dos 997 mil emitidos, enquanto na fase pré-escolar, mais de 17 mil tiraram partido desta medida.

Em 2009, os cheques foram alargados a crianças até aos seis anos e em 2010 passaram a incluir portadores de VIH/sida, atualmente o grupo com menor taxa de utilização dos cheques, com apenas 121 registados.

Os idosos beneficiários do complemento solidário do SNS têm também direito a estes cheques, que já foram gozados por quase 25 mil utentes.
 
Assim, de acordo com o relatório sobre o acesso ao SNS, a taxa de utilização dos cheques dentista mostra-se positiva, revelando que 78 por cento dos cheques distribuídos são utilizados.
 
Até ao primeiro trimestre deste ano, 3800 médicos dentistas estavam envolvidos neste programa de saúde oral, ou seja, mais de 6000 consultórios por todo o país.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório