Ciência

8.000ME para apoiar investigação científica europeia

A Comissão Europeia vai destinar 8,1 mil milhões de euros para projetos no domínio da inovação e da investigação que deverão aumentar a curto-prazo os empregos disponíveis, gerando o equivalente a 210 mil postos de trabalho.
Versão para impressão
A Comissão Europeia vai destinar 8,1 mil milhões de euros para projetos no domínio da inovação e da investigação que deverão aumentar a curto-prazo os empregos disponíveis, gerando o equivalente a 210 mil postos de trabalho. Trata-se do maior pacote de apoio de sempre neste âmbito e foi apresentado esta segunda-feira em Bruxelas.
 
Depois de, na cimeira realizada no final de Junho, “os líderes da UE terem sublinhado a importância da investigação e da inovação no Pacto para o Crescimento e o Emprego”, a Comissão indicou que a maior parte de convites à apresentação de propostas para beneficiar de financiamentos será publicada hoje, 10 de Julho, seguindo-se outros mais específicos a publicar no Outono.
 
Segundo o executivo comunitário, estão disponíveis, no total, 8,1 mil milhões de euros “que irão apoiar projetos e ideias destinados a dinamizar a competitividade da Europa e responder a desafios em áreas como a saúde humana e a proteção do ambiente, bem como a encontrar novas soluções para os problemas cada vez mais prementes associados à urbanização e à gestão dos resíduos”. 
 
A Comissão Europeia espera que este montante permita dinamizar investimento público e privado na ordem dos seis mil milhões de euros em investigação, aumentar o emprego – criando mais de 200 mil postos de trabalho – e, num horizonte de 15 anos, gerar um crescimento económico adicional de 75 mil milhões de euros.
 
O financiamento encontra-se aberto a organizações e empresas de todos os Estados-membros e países parceiros e representa o groço do orçamento de 10,8 mil milhões de euros que a União Europeia (UE) quer dedicar á investigação em 2013.
 
O sétimo programa-quadro para investigação e inovação que se encontra atualmente em vigor foi lançado em 2007 e tem uma dotação total de 55 mil milhões de euros para investigação e inovação, tendo apoiado, até hoje, cerca de 19.000 projetos de universidades, centros de investigação e empresas.
 
Até 2013, estima-se que o programa venha a apoiar a carreira de cerca de 55 mil investigadores. De salientar que este novo pacote de apoio faz já a ponte para o programa Horizonte 2020, o próximo programa de financiamento à investigação da UE para o período 2014-2020. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub