Fitness & Bem-estar

7 benefícios de tomar duches gelados

São apenas dois minutos de arrepios que lhe vão trazer vários e duradouros benefícios. Tomar um duche de água gelada, pelo menos nos últimos momento do banho, melhora a saúde da pele e do cabelo, trazendo ainda benefícios psicológicos.
Versão para impressão
Não custa assim tanto. São apenas dois minutos de arrepios que lhe vão trazer vários e duradouros benefícios. Tomar um duche de água gelada, pelo menos nos últimos momentos do banho, melhora a saúde da pele e do cabelo, trazendo ainda benefícios psicológicos, dizem os especialistas. 
 
O Boas Notícias reúne neste artigo as 7 principais vantagens de tomar duche gelado, de acordo com informação avançada pelo site norte-americano Medical Daily
 
E então aqui fica. Um duche frio…. 
  
1. … Dá energia  
 
Um duche gelado pela manhã promete dar um 'boost' de energia ao nosso dia. O choque térmico obriga-nos a respirar de forma mais profunda e aumenta a frequência cardíaca, aumentando o fluxo sanguíneo.  
  
2. Melhora o aspeto do cabelo e da pele 
  
Uma das melhores (e mais económicas) maneiras de melhorar o aspeto da pele e do cabelo e com uma dose regular de água fria. A água quente seca e desidrata a pele. Mas a água fria ajuda a fechar os poros evitando que fiquem obstruídos. Por outro lado, ao contrário da água quente, o duche gelado preserva a gordura saudável da pele e do cabelo que serve de barreira protetora, diz a dermatologista Jessica Krant. 
  
3. Melhora a circulação 
  
O choque térmico da água fria faz com que o corpo acelere a circulação sanguínea para gerar calor.  Este reforço de sangue leva a uma redução da pressão sanguínea, alem de ajudar a desentupir as veias e de fazer com que os órgãos, particularmente o coração, funcionem de forma mais eficaz, diz o especialista em medicina natural, Joseph Mercola. 
  
4. Ajuda a perder peso 
  
Os duches gelados ajudam a perder peso já que promovem o aumento da “gordura castanha” a chamada “gordura boa” que se converte facilmente em energia e calor, ao contrário das células de gordura branca que se acumulam (de forma persistente) nas coxas, na barriga e noutras partes do corpo. Uma investigação do Centro de Diabetes da Escola de Medicina de Harvard veio provar que a água fria ativa a gordura mais fácil de queimar – parece que será possível perder quatro (4) quilos por ano só por causa dos duches gelados. 
  
5. Regenera os músculos  
  
Toda a gente sabe que o gelo ajuda a recuperar de lesões. Os duches gelados, depois do exercício físico intenso, funcionam de forma semelhante promovendo a recuperação muscular. Um estudo realizado em 2009 analisou os efeitos de duches gelados prolongados (24 minutos) em 360, após a prática intensiva de desporto confirmando que ajuda a recuperar os músculos. 

6. Alivia o stress  
  
O choque térmico da água gelada diminui os níveis de ácido úrico no corpo e aumentando a presença de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora  a performance de todos os outros antioxidantes do organismo, revela um estudo realizado em 1994, segundo o Medical Daily. 
  
7.  Alivia sintomas de depressão 
  
Os duches gelados ajudam a reduzir os sintomas de depressão. Segundo alguns estudos citados no artigo do Medical Daily, o impacto do frio na pele estimula impulsos elétricos entre a pele e o cérebro produzindo um efeito anti-depressivo. No estudo referido, realizado em 2008, os pacientes foram submetidos a banhos gelados com duração de 2 ou 3 minutos.  

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório