Em Destaque Mundo

60 personalidades juntam-se para leilão em prol dos refugiados

Iniciativa já angariou mais de 19 mil euros
Versão para impressão
por redação

A Catawiki, plataforma de leilões, está a colaborar com a Comissão Espanhola de Apoio ao Refugiado, no âmbito da iniciativa #TuSillaSuRefugio, que visa leiloar 60 cadeiras de personalidades espanholas e angariar fundos para o acolhimento de refugiados em Espanha.

A iniciativa #TuSillaSuRefugio é promovida pela atriz espanhola Inma Cuesta, que convidou 60 personalidades das áreas da Cultura, Arte, Desporto e Jornalismo para criarem a sua própria cadeira que simbolize o acolhimento dos refugiados em Espanha. Cada uma das cadeiras está diretamente relacionada com a história de um refugiado em Espanha, e pretende alertar para a situação que estão a viver milhares de pessoas que são forçadas a abandonar os seus países em guerra.

Através do site https://goo.gl/5hUUPi os utilizadores podem aceder ao leilão e licitar a cadeira do seu artista favorito. O leilão é supervisionado por especialistas da Catawiki e o valor angariado reverte na integra para a Comissão Espanhola de Apoio ao Refugiado e todos os projetos em curso para apoiar os refugiados que estão a ser acolhidos no país vizinho.

A iniciativa já conseguiu reunir mais de 19 mil euros para a causa dos refugiados. Segundo Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal, “é nos momentos finais do leilão que se concentra a maioria da atividade e o número de licitações cresce. Não é a primeira vez que a Catawiki está a apoiar uma causa em prol dos refugiados e sabemos que as pessoas estão muito envolvidas em ações de solidariedade. Por isso, acreditamos que vamos conseguir arrecadar um valor elevado para que a Comissão Espanhola de Apoio ao Refugiado continue a fazer o seu trabalho louvável e a ajudar quem mais precisa”.

Atualmente, a cadeira personalizada pelo músico e compositor espanhol Pablo Alboran lidera o leilão, com a licitação atual de 2.600 euros. A cadeira do artista representa a história de Sacuanjoche, um militar sandinista que fugiu de Nicarágua para Espanha por ter denunciado a corrupção e crimes do governo, deixando para trás o seu filho. Foi para Espanha para lutar e defender a sua vida e da sua família e, apesar de já estar há 14 anos no país, sofre por continuar a estar longe da sua família.

Até dia 9 de julho é possível licitar a cadeira do seu artista favorito e apoiar a causa dos refugiados. Personalidades como Iker Casillas, Sara Carbonero e India Martínez, têm também as suas cadeiras personalizadas em leilão*. A iniciativa contou também com a exposição #TuSillaSuRefugio, que decorreu até dia 2 de julho na CaixaForum, em Madrid, onde as pessoas puderam ver as cadeiras que personalizam um símbolo de esperança para os refugiados em todo o mundo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório