Cultura

6 projetos lusos distinguidos com prémio Europa Nostra

Seis projetos lusos foram distinguidos com o prémio Europa Nostra 2014 que, todos os anos, reconhece o melhor da preservação e defesa do património cultural a nível europeu.
Versão para impressão
Seis projetos lusos foram distinguidos com o prémio Europa Nostra 2014 que, todos os anos, reconhece o melhor da preservação e defesa do património cultural a nível europeu.

O conhecido sistema de defesa construído no início do século XIX, atualmente conhecido por Rota Histórica das Linhas de Torres, bem como o Chalé da Condessa d'Edla, em Sintra, e o Liceu Passos Manuel, em Lisboa, são os três representantes portugueses a integrar a lista de vencedores na categoria 'Conservação'.

No caso do complexo histórico defensivo, o galardão reconhece o investimento dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira na “salvaguarda e valorização do sistema defensivo conhecido por Linhas de Torres Vedras”. 


O investimento representou um total de 6 milhões de euros, tendo sido restauradas cerca de trinta obras militares durante os trabalhos, que aconteceram entre 2007 e 2011.
 
Construído durante a Guerra Peninsular, o sistema defensivo abrange uma distância total de cerca de cem quilómetros, compreendendo fortes, fortins, redutos, estradas militares e escarpamentos e ajudou a impedir a terceira invasão francesa a Portugal. 
 
Para além das Linhas de Torres, também o Chalé da Condessa d'Edla, em Sintra, e o Liceu Passos Manuel, em Lisboa, foram distinguidos na categoria de 'Conservação', dos prémios Europa Nostra 2014.

Já em 'Serviço Dedicado', as honras vão para a Fundação Ricardo Espírito Santo, enquanto que 'Educação, Formação e Sensibilização' o destaque passa pelo programa de rádio 'Encontros com Herança', da TSF, e pelo projeto 'SOS Azulejo', em Loures.
 

O prémio Europa Nostra é uma distinção anual feita pela União Europeia e pela Rede Europa Nostra relativamente à preservação e defesa do património cultural Europeu. Todos os anos, este galardão premeia as melhores intervenções ao nível da preservação, conservação e defesa do património cultural europeu.

Consulte a lista completa dos vencedores dos prémios Europa Nostra 2014 AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub