Ambiente

465 novas ilhas ecológicas em Cascais

Em setembro, a Empresa do Ambiente de Cascais (EMAC) será responsável pela instalação de 465 novos contentores subterrâneos (ou ilhas ecológicas) no concelho, que aumentarão a capacidade de recolha de resíduos recicláveis e indiferenciados em 274% e
Versão para impressão
Em setembro, a Empresa do Ambiente de Cascais (EMAC) será responsável pela instalação de 465 novos contentores subterrâneos (ou ilhas ecológicas) no concelho, que aumentarão a capacidade de recolha de resíduos recicláveis e indiferenciados em 274% e 40%, respetivamente.

Após a operação de instalação dos novos contentores subterrâneos, dos quais 107 destinam-se ao Cartão, 107 ao Plástico, 107 ao Vidro e 144 aos resíduos indiferenciados, serão retirados cerca de 350 contentores do lixo e cerca de 240 ecopontos da via pública, em prol de uma melhor circulação de peões nas vias atualmente ocupadas.

A autarquia de Cascais aponta as várias vantagens deste sistema subterrâneo: além de insonorizado e isolado, é mais higiénico, uma vez que impede a libertação de odores, e não comporta o impacto visual como o provocado pelas atuais baterias de contentores.

Em comunicado oficial, é ainda avançado que estas ilhas ecológicas possuem um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais, além de serem mais funcionais, permitindo uma recolha segura e cómoda dos resíduos e melhor enquadramento no meio urbano. Exigem menos manutenção, o que permite optimizar os circuitos de recolha e a gestão da frota, reduzindo o consumo e desgaste das viaturas.

Quanto à escolha dos locais para instalação das ilhas ecológicas, “foram considerados alguns fatores fundamentais, como a existência de grandes zonas comerciais e a densidade populacional, o acesso fácil das viaturas de recolha, a inexistência de infra-estruturas subterrâneas e a largura dos passeios e das vias”, avança a Câmara de Cascais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório