Literatura

40 editoras portuguesas na Feira do Livro de Frankfurt

O Brasil é o convidado especial deste ano da Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), que decorre de 09 a 13 de Outubro. Portugal marca presença neste importante evento literário com a deslocação de 40 editoras.
Versão para impressão
O Brasil é o convidado especial deste ano da Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), que decorre de 09 a 13 de Outubro. Portugal marca presença neste importante evento literário com a deslocação de 40 editoras. O jovem escritor português Samuel Pimenta lançará, nesta feira, o seu primeiro livro de poesia, através de uma editora brasileira.

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), em 2012 a Feira do Livro de Frankfurt teve mais de 7.000 expositores, provenientes de mais de uma centena de países e contou com mais de 300.000 visitantes, entre profissionais do sector e público em geral. 

 
Nesta edição, a APEL, que marca presença na feira há cerca de 40 anos, vai manter a localização privilegiada junto à entrada do Hall 5.1, no stand E7, ao lado da Espanha e Itália.

O pavilhão português vai contar com a presença de vários editores que continuam a apostar neste evento como uma montra privilegiada para a promoção dos seus catálogos e serviços. Este ano, 40 editoras nacionais estarão representadas no certame.

Jovem escritor português edita livro em Frankfurt
 
No dia 12 de Outubro, Samuel Pimenta, autor português de 23 anos, lança o livro “Geo Metria” na Feira do Livro de Frankfurt, através da editora brasileira “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”. 
 
O primeiro livro de poesia do autor é prefaciado pela escritora angolana Ana Paula Tavares e tem na capa uma imagem do artista plástico João Saramago.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o autor explica que contactou editoras portuguesas no sentido de editar a obra em Portugal mas não obteve resposta, pelo que aceitou a proposta da brasileira Literarte.
 
Entretanto, depois de ter anunciado que iria a Frankfurt, o autor revela que foi contactado por algumas editoras portuguesas e vai avançar com a edição do livro “O relógio”, premiado no Jovens Criadores 2012, pela Livros de Ontem. 
 
Frankfurt é brasileiro

Como país convidado, o Brasil vai estar em força no evento. Aliás, desde o final de Agosto, a cidade alemã tem recebido uma forte programação de artes brasileiras nos museus, bibliotecas, cinemas e praças públicas.

Na Feira de Frankfurt serão apresentados 260 livros do Brasil, entre eles 117 obras que foram traduzidas para o alemão, muitas delas com ajuda do “Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior”.

O programa iniciado em 2010 teve um orçamento de 93 mil reais no seu primeiro ano e aumentou gradualmente até chegar aos 2 milhões de reais (cerca de 650 mil euros) de 2013, ainda em execução.
 
Desde 2010 a Alemanha é o país que mais aproveitou os incentivos, com 82 obras traduzidas, seguida pela Espanha, com 46, e França, com 41.
 

Clique AQUI para consultar a lista completa de editoras portuguesas participantes.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub