Mundo

30 milhões de PCs para África

A associação One Laptop per Child (OLPC, Um Portátil por Criança, em português) formou uma parceria com a Comunidade da África Oriental (CAO) para fornecer computadores a todas as crianças das escolas primárias daquela região africana. O projeto t
Versão para impressão
A associação One Laptop per Child (OLPC, Um Portátil por Criança, em português) formou uma parceria com a Comunidade da África Oriental (CAO) para fornecer computadores a todas as crianças das escolas primárias daquela região africana. O projeto tenciona entregar 30 milhões de computadores até 2015.

Os dois grupos vão tentar em parceria encontrar doadores que paguem os computadores cujo valor ronda os 150 euros. “O ideal seria vivermos num mundo onde os governos pudessem fornecer às crianças o equipamento necessário para a sua educação, mas essa não é a realidade,” disse Matt Keller da OLPC, organização sem fins lucrativos, à BBC News.

“Este é um projeto muito ambicioso e para o qual contaremos com a parceria de várias pessoas e instituições de maneira a conseguir os fundos necessários para alcançar os nossos objectivos até 2015,” disse o secretário geral da CAO Juma Mwapachu, à BBC.

A organização representa os governos da Tanzânia, Ruanda, Quénia, Uganda e Burundi. Alguns destes países já abasteceram algumas escolas com os computadores XO, o modelo distribuído pela One Laptop per Child. No Ruanda já há 20.000 alunos a utilizá-los.

Matt Keller, da OLPC, afirma que o país já encomendou mais 70.000 computadores e tem mostrado aos outros países da região os benefícios de usar a tecnologia nas escolas.

OLPC distribui PCs a crianças da Palestina

Também esta semana, a OLPC anunciou uma parceria com uma agência UN Relief and Works Agency (UNRWA, afecta à ONU) para distribuir 500.000 computadores de crianças da palestina. A UNRWA trabalhar com mais de 4 milhões de refugiados palestinianos em cinco países.

A UNRWA já avançou com uma experiência inicial distribuindo 1.500 computadores numa escola de Rafa, no sul da Faixa de Gaza.

A OLPC tem tido alguma dificuldade em vender os seus computadores, cujo valor [150 euros] equivale ao preço da produção e não pretende gerar lucro para a OLPC, uma organização formada por elementos do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No entanto, Keller afirma que a OLPC já consegui distribuir 1.6 milhões de computadores um pouco por todo o mundo. Os computadores XO são destinados a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e funcionam com os sistemas operativos Linux e Microsoft Windows.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório