Cultura

3 mil RIOS: Uma ópera feita com vozes da floresta

Inspirada nas vozes dos rios tropicais, a ópera multimédia "3 mil RIOS: Vozes na Floresta", de Victor Gama, assinala a sua estreia mundial, esta sexta-feira, na Gulbenkian.
Versão para impressão
Inspirada nas vozes dos rios tropicais, a ópera multimédia "3 mil RIOS: Vozes na Floresta", de Victor Gama, assinala a sua estreia mundial, esta sexta-feira, no Grande Auditório da Gulbenkian. Ainda há bilhetes disponíveis com preços a partir dos 18 euros.

"3 mil RIOS: Vozes na Floresta" baseia-se num trabalho de campo realizado nas florestas tropicais da Amazónia (colombiana e brasileira), da Costa do Pacífico e nas montanhas dos Andes.


O texto e a partitura foram inspirados nos cantos rituais das cerimónias de yagé praticados pelas tribos indígenas, que na ópera são interpretados pelas sopranos Yetzabel Arias Fernandez, Betty Garces e Té Macedo, com a participação de Waira Nina Jacaminejoy e Jaime Kiriateke, cantores das comunidades Inga e Uitoto da Amazónia colombiana.

A ação desta ópera multimédia decorre ao longo dos grandes rios amazónicos – como o Putumayo, o Caquetá, o Tocantins – e outros como o Napi e o Timbiqui, na costa do Pacífico, e o Magdalena que atravessa os Andes. O material multimédia da ópera assenta em registos em fotografia, vídeo, gravações de campo e entrevistas que Victor Gama conseguiu obter através da colaboração com organizações locais.

 
Além de compositor, o Victor Gama é também criador de instrumentos como o acrux, de madeira e vidro e coberto com discos de metal de diferentes tamanhos, ou a toha, inspirada nos ninhos de pássaros tecelões, que tem 22 cordas e pode ser tocada por dois músicos sentados frente a frente. Estes instrumentos são incorporados no espetáculo, em conjunto com a Orquestra Gulbenkian.
 
Com três atos e uma duração aproximada de 90 minutos, a ópera "3 mil RIOS: Vozes na Floresta" tem o apoio da Prince Claus Fund, Amazon Conservation Team, Flora arts + natura, Mas Arte Mas Accion, nova et vetera e CCRMA.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório