Em Destaque Semana à borla

De 3 de fevereiro a 9 de fevereiro

Sugestões de eventos culturais e outras iniciativas sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

Festa do Chocolate – Matosinhos

No mês em que se comemora o amor a Festa do Chocolate de Matosinhos volta a abrir portas já no próximo sábado, 4 de fevereiro, para garantir que não falta cacau, doçura e prazer aos apaixonados. O certame instalado no Parque Basílio Teles, diante dos paços do concelho, conta com 22 expositores e oferece delícias tão tentadoras como os brigadeiros, as bombocas, os bombons, os brownies ou o pão-de-ló de chocolate. A festa terá as portas abertas até dia 19 de fevereiro (entre as 12 e as 23 horas, nos dias úteis, e entre as 11 e as 23 horas ao fim-de-semana). a iniciativa contará também com workshops dedicados aos mais pequenos e com várias sessões de showcooking dinamizadas por profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

 

Mercado de Porto Belo – Porto

O evento realiza-se em todas as semanas, na Praça de Carlos Alberto, com o apoio da PortoLazer.

Entre as 10 e as 19 horas do próximo sábado, dia 4 de fevereiro, o Mercado  Porto Belo apresenta mais uma edição na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto, encontrará um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras. Inscrições ou qualquer outro assunto ligado ao evento podem ser tratados com a organização através do email mercadoportobelo@gmail.com.

 

Pedro Melo, The Storyteller – Braga

A estreia do cantautor bracarense Pedro Melo com uma compelativa colecção de canções imbuída na melhor tradição Indie Folk inspirada em nomes como Mumford & Sons, Damien Rice ou Of Monsters and Men. A apresentação musical será dia 4 de fevereiro, às 22 horas, na Fnac.

 

Centro

 

II Encontro Mundial de Piano de Coimbra – Coimbra
O Museu Nacional de Machado de Castro acolhe esta iniciativa onde participarão 90 pianistas de vários países, orientadas por mestres de renome mundial. Irá realizar-se um concerto no próximo dia, 5 de fevereiro, por um dos jovens pianistas laureados. O evento é organizado pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne e Associação António Fragoso.

 

Eco KIOSKO – Aveiro
Com o objetivo de propagar a mobilização comportamental face à prevenção da produção de resíduos pela população portuguesa este espaço dinamiza atividades de exploração sensorial e multimédia, convida à interação e aprendizagem em família. Aberto até dia 8 de fevereiro, entre as 10h e as 22h, neste “Eco Kiosko” são abordadas as vantagens individuais dos eco-códigos de consumo, do exercício da cidadania ativa e de urbanidade e proporciona a exploração de jogos de encaixe, rotação, labirinto e correspondência.

 

Lisboa e Vale do Tejo

 

Concerto da Metropolitana – Lisboa

O Rei Leão, Música no Coração, Shrek, A Guerra das Estrelas e O Senhor dos Anéis são algumas das bandas sonoras que os Pianistas da Metropolitana, as Mini Percussões da Metropolitana, os Piccolos da Metropolitana, a Piccola Orquestra da Metropolitana e a Orquestra Juvenil Metropolitana interpretam num concerto para toda a família a 5 de fevereiro, pelas 17 horas, no Museu do Oriente. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

As 3 Marias com música ao vivo – Lisboa

“Depois” é um disco de canções em português cujas melodias dos instrumentos e da voz se envolvem com a plasticidade sonora da eletrónica. É também a nova viagem d´As 3 Marias. A apresentação deste trabalho será na Fnac do Centro Comercial Colombo, dia 3 de fevereiro às 21 horas.

 

Ciclo de Música: Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra – Mafra

A 2ª edição deste ciclo musical realiza-se de 22 de janeiro a 23 de abril na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, constitui uma forma de reconhecer e de divulgar o meritório trabalho desenvolvido por estas associações na formação cultural e musical dos munícipes, ao longo de diferentes gerações.

A Escola de Música da Casa do Povo da Enxara do Bispo atuará a 22 de janeiro, Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro a 5 de fevereiro, a Escola de Música Juventude de Mafra a 12 de fevereiro. Já a Associação Musical Nossa Senhora do Livramento atua no dia 12 de março, a Filarmónica Cultural Ericeira a 26 de março, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro da Encarnação a 9 de abril e a Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário no dia 23 de abril. Os concertos iniciam-se às 16 horas. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

 

Lançamento do Livro “Dieta à sua medida” – Lisboa

Dia 7 de fevereiro será apresentado, na Fnac do Chiado, o livro “Dieta à sua medida” de Maria João Ibérico Nogueira. O mais difícil não é começar uma dieta, é mantê-la durante o tempo necessário para atingir os objetivos. Com este livro irá descobrir qual o regime alimentar perfeito para o seu corpo.

 

Ana Dias – Playboy World – Lisboa

Playboy World, da autoria de Ana Dias, trata-se de uma original mostra que reúne 19 fotos publicadas, em 2015 e 2016, em várias edições internacionais da revista Playboy. Com entrada livre, o público pode observar, assim, esta inédita exposição, no amplo espaço da Galeria de Arte, localizada na área circundante ao Arena Lounge, até dia 9 de março.

Natural do Porto, Ana Dias, de 32 anos, apesar de não ser modelo, é uma das estrelas da revista Playboy. Com um assinalável percurso internacional, a fotógrafa é colaboradora da revista Playboy em 20 países, como são, por exemplo, os casos de Portugal, Holanda, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Brasil ou Africa do Sul. A exposição é para maiores de 18 anos.

 

Crafts & Design, Amazing Days – Lisboa

O Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela está de regresso com as mais recentes propostas dos seus criadores. A edição Amazing Days decorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 10h às 18h. Design, moda, joalharia, ilustração e decoração são apenas algumas das sugestões do mercado. Projetos de autor que se distinguem pela diferenciação e qualidade dos seus criadores. Aqui, o público pode encontrar peças exclusivas e inovadoras, presentes ideais a pensar no dia de São Valentim. Define-se como um mercado criativo para pessoas criativas e decorre no primeiro fim-de-semana do mês (exceto em janeiro). A organização está a cargo de Arquitexturas – Organização de Eventos com o apoio da Junta de Freguesia da Estrela.

 

Exibição do filme Instinto Fatal – Setúbal

A 6 de feveireiro, o Fórum Luísa Todi exibe um clássico do cinema, um thriller intenso sobre um polícia que perde o rumo a uma investigação depois de se envolver com uma escritora extremamente sedutora e principal suspeita do crime.

A atriz Sharon Stone fica na história do cinema, e na retina, ao protagonizar o cruzar de pernas mais famoso da Sétima Arte.

Posteriormente será apresentada a sessão do ciclo Lauro António Masterclass: História do Cinema, dedicado ao tema “A Atriz – Arte e Sedução”. O conhecido crítico de cinema, marca presença a cada sessão para apresentar ao público as obras em projeção.

 

“Histórias Vivas na Biblioteca” apresentam “Feitiços” – Barreiro

No próximo dia 4 de fevereiro, pelas 11h00, terá lugar mais uma sessão de “Histórias Vivas na Biblioteca”, desta vez, dedicada ao livro “Feitiços”, de Emily Gravett, na sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro.

A sessão é dinamizada pela Companhia de Teatro do Barreiro – Arteviva – e é dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos.

 

Sul

 

Alimentação na Prevenção do Cancro – Silves

A Câmara Municipal de Silves irá dinamizar entre os meses de fevereiro e junho um ciclo de palestras sobre nutrição. A primeira dessas palestras terá como tema central a “Alimentação na Prevenção do Cancro” e decorrerá no próximo dia 3 de fevereiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Silves. Christina Pedroso será a oradora desta iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia AQUI ou junto do sector de Desporto da CMS.

 

Exposição “Coisas e Loisas” – Faro

Nesta exposição, Rui Carreira apresenta uma série de telas a óleo com uma paleta muito própria e viva. “Coisas e Loisas” porque são divagações, reflexões, autênticos solos de Jazz onde o autor dá largas à sua criatividade. O humor e a ironia, a vida, as relações humanas e o drama são retratados com o cunho e estilo muito próprios de Rui Carreira. Pode admirar esta obra até dia 26 de fevereiro, no Museu Municipal de Faro.

 

Madeira

 

Gastronomia Tradicional: O Bolo de Mel – Ribeira Brava

Mostra sobre a confeção artesanal do tradicional bolo de mel, integrada no projeto semestral “Acesso às coleções em Reserva”. O bolo de mel é uma iguaria típica da doçaria do arquipélago da Madeira, conhecido pela sua forma cilíndrica e espalmada. É doce devido ao ingrediente principal, mel de cana-de-açúcar, uma cultura produzida na ilha, ao qual é adicionado um conjunto de especiarias. A exposição está patente até dia 8 de fevereiro, no Átrio do Museu Etnográfico da Madeira. Horários: Terça a sexta das 9h30 às 17h00. Sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Açores

 

Encontro com o Escritor – Angra do Heroísmo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, dia 4 de fevereiro, às17h, o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu. Este Encontro pretende assegurar um espaço de contacto entre os leitores e a criação literária portuguesa, com enfoque especial nos contornos do processo criativo e a sua circunstância. A moderação das sessões estará a cargo de Paulo Matos, docente de Língua Portuguesa na Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close