Em Destaque Semana à borla

De 3 de fevereiro a 9 de fevereiro

Sugestões de eventos culturais e outras iniciativas sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

Festa do Chocolate – Matosinhos

No mês em que se comemora o amor a Festa do Chocolate de Matosinhos volta a abrir portas já no próximo sábado, 4 de fevereiro, para garantir que não falta cacau, doçura e prazer aos apaixonados. O certame instalado no Parque Basílio Teles, diante dos paços do concelho, conta com 22 expositores e oferece delícias tão tentadoras como os brigadeiros, as bombocas, os bombons, os brownies ou o pão-de-ló de chocolate. A festa terá as portas abertas até dia 19 de fevereiro (entre as 12 e as 23 horas, nos dias úteis, e entre as 11 e as 23 horas ao fim-de-semana). a iniciativa contará também com workshops dedicados aos mais pequenos e com várias sessões de showcooking dinamizadas por profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

 

Mercado de Porto Belo – Porto

O evento realiza-se em todas as semanas, na Praça de Carlos Alberto, com o apoio da PortoLazer.

Entre as 10 e as 19 horas do próximo sábado, dia 4 de fevereiro, o Mercado  Porto Belo apresenta mais uma edição na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto, encontrará um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras. Inscrições ou qualquer outro assunto ligado ao evento podem ser tratados com a organização através do email mercadoportobelo@gmail.com.

 

Pedro Melo, The Storyteller – Braga

A estreia do cantautor bracarense Pedro Melo com uma compelativa colecção de canções imbuída na melhor tradição Indie Folk inspirada em nomes como Mumford & Sons, Damien Rice ou Of Monsters and Men. A apresentação musical será dia 4 de fevereiro, às 22 horas, na Fnac.

 

Centro

 

II Encontro Mundial de Piano de Coimbra – Coimbra
O Museu Nacional de Machado de Castro acolhe esta iniciativa onde participarão 90 pianistas de vários países, orientadas por mestres de renome mundial. Irá realizar-se um concerto no próximo dia, 5 de fevereiro, por um dos jovens pianistas laureados. O evento é organizado pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne e Associação António Fragoso.

 

Eco KIOSKO – Aveiro
Com o objetivo de propagar a mobilização comportamental face à prevenção da produção de resíduos pela população portuguesa este espaço dinamiza atividades de exploração sensorial e multimédia, convida à interação e aprendizagem em família. Aberto até dia 8 de fevereiro, entre as 10h e as 22h, neste “Eco Kiosko” são abordadas as vantagens individuais dos eco-códigos de consumo, do exercício da cidadania ativa e de urbanidade e proporciona a exploração de jogos de encaixe, rotação, labirinto e correspondência.

 

Lisboa e Vale do Tejo

 

Concerto da Metropolitana – Lisboa

O Rei Leão, Música no Coração, Shrek, A Guerra das Estrelas e O Senhor dos Anéis são algumas das bandas sonoras que os Pianistas da Metropolitana, as Mini Percussões da Metropolitana, os Piccolos da Metropolitana, a Piccola Orquestra da Metropolitana e a Orquestra Juvenil Metropolitana interpretam num concerto para toda a família a 5 de fevereiro, pelas 17 horas, no Museu do Oriente. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

 

As 3 Marias com música ao vivo – Lisboa

“Depois” é um disco de canções em português cujas melodias dos instrumentos e da voz se envolvem com a plasticidade sonora da eletrónica. É também a nova viagem d´As 3 Marias. A apresentação deste trabalho será na Fnac do Centro Comercial Colombo, dia 3 de fevereiro às 21 horas.

 

Ciclo de Música: Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra – Mafra

A 2ª edição deste ciclo musical realiza-se de 22 de janeiro a 23 de abril na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, constitui uma forma de reconhecer e de divulgar o meritório trabalho desenvolvido por estas associações na formação cultural e musical dos munícipes, ao longo de diferentes gerações.

A Escola de Música da Casa do Povo da Enxara do Bispo atuará a 22 de janeiro, Orquestra Sinfónica de Jovens da Junta de Freguesia de Santo Isidoro a 5 de fevereiro, a Escola de Música Juventude de Mafra a 12 de fevereiro. Já a Associação Musical Nossa Senhora do Livramento atua no dia 12 de março, a Filarmónica Cultural Ericeira a 26 de março, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro da Encarnação a 9 de abril e a Sociedade Recreativa e Musical de Vila Franca do Rosário no dia 23 de abril. Os concertos iniciam-se às 16 horas. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

 

Lançamento do Livro “Dieta à sua medida” – Lisboa

Dia 7 de fevereiro será apresentado, na Fnac do Chiado, o livro “Dieta à sua medida” de Maria João Ibérico Nogueira. O mais difícil não é começar uma dieta, é mantê-la durante o tempo necessário para atingir os objetivos. Com este livro irá descobrir qual o regime alimentar perfeito para o seu corpo.

 

Ana Dias – Playboy World – Lisboa

Playboy World, da autoria de Ana Dias, trata-se de uma original mostra que reúne 19 fotos publicadas, em 2015 e 2016, em várias edições internacionais da revista Playboy. Com entrada livre, o público pode observar, assim, esta inédita exposição, no amplo espaço da Galeria de Arte, localizada na área circundante ao Arena Lounge, até dia 9 de março.

Natural do Porto, Ana Dias, de 32 anos, apesar de não ser modelo, é uma das estrelas da revista Playboy. Com um assinalável percurso internacional, a fotógrafa é colaboradora da revista Playboy em 20 países, como são, por exemplo, os casos de Portugal, Holanda, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Brasil ou Africa do Sul. A exposição é para maiores de 18 anos.

 

Crafts & Design, Amazing Days – Lisboa

O Mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela está de regresso com as mais recentes propostas dos seus criadores. A edição Amazing Days decorre nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 10h às 18h. Design, moda, joalharia, ilustração e decoração são apenas algumas das sugestões do mercado. Projetos de autor que se distinguem pela diferenciação e qualidade dos seus criadores. Aqui, o público pode encontrar peças exclusivas e inovadoras, presentes ideais a pensar no dia de São Valentim. Define-se como um mercado criativo para pessoas criativas e decorre no primeiro fim-de-semana do mês (exceto em janeiro). A organização está a cargo de Arquitexturas – Organização de Eventos com o apoio da Junta de Freguesia da Estrela.

 

Exibição do filme Instinto Fatal – Setúbal

A 6 de feveireiro, o Fórum Luísa Todi exibe um clássico do cinema, um thriller intenso sobre um polícia que perde o rumo a uma investigação depois de se envolver com uma escritora extremamente sedutora e principal suspeita do crime.

A atriz Sharon Stone fica na história do cinema, e na retina, ao protagonizar o cruzar de pernas mais famoso da Sétima Arte.

Posteriormente será apresentada a sessão do ciclo Lauro António Masterclass: História do Cinema, dedicado ao tema “A Atriz – Arte e Sedução”. O conhecido crítico de cinema, marca presença a cada sessão para apresentar ao público as obras em projeção.

 

“Histórias Vivas na Biblioteca” apresentam “Feitiços” – Barreiro

No próximo dia 4 de fevereiro, pelas 11h00, terá lugar mais uma sessão de “Histórias Vivas na Biblioteca”, desta vez, dedicada ao livro “Feitiços”, de Emily Gravett, na sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro.

A sessão é dinamizada pela Companhia de Teatro do Barreiro – Arteviva – e é dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos.

 

Sul

 

Alimentação na Prevenção do Cancro – Silves

A Câmara Municipal de Silves irá dinamizar entre os meses de fevereiro e junho um ciclo de palestras sobre nutrição. A primeira dessas palestras terá como tema central a “Alimentação na Prevenção do Cancro” e decorrerá no próximo dia 3 de fevereiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Silves. Christina Pedroso será a oradora desta iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia AQUI ou junto do sector de Desporto da CMS.

 

Exposição “Coisas e Loisas” – Faro

Nesta exposição, Rui Carreira apresenta uma série de telas a óleo com uma paleta muito própria e viva. “Coisas e Loisas” porque são divagações, reflexões, autênticos solos de Jazz onde o autor dá largas à sua criatividade. O humor e a ironia, a vida, as relações humanas e o drama são retratados com o cunho e estilo muito próprios de Rui Carreira. Pode admirar esta obra até dia 26 de fevereiro, no Museu Municipal de Faro.

 

Madeira

 

Gastronomia Tradicional: O Bolo de Mel – Ribeira Brava

Mostra sobre a confeção artesanal do tradicional bolo de mel, integrada no projeto semestral “Acesso às coleções em Reserva”. O bolo de mel é uma iguaria típica da doçaria do arquipélago da Madeira, conhecido pela sua forma cilíndrica e espalmada. É doce devido ao ingrediente principal, mel de cana-de-açúcar, uma cultura produzida na ilha, ao qual é adicionado um conjunto de especiarias. A exposição está patente até dia 8 de fevereiro, no Átrio do Museu Etnográfico da Madeira. Horários: Terça a sexta das 9h30 às 17h00. Sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Açores

 

Encontro com o Escritor – Angra do Heroísmo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, dia 4 de fevereiro, às17h, o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu. Este Encontro pretende assegurar um espaço de contacto entre os leitores e a criação literária portuguesa, com enfoque especial nos contornos do processo criativo e a sua circunstância. A moderação das sessões estará a cargo de Paulo Matos, docente de Língua Portuguesa na Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório