Em Destaque Semana à borla

De 10 de fevereiro a 16 de fevereiro

Mais uma semana, mais um leque de sugestões de eventos culturais e outras iniciativas, sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

Mercadinho dos Clérigos – Porto

No segundo e no último sábado de cada mês, o evento volta a animar a Rua de Cândido dos Reis. A partir de 11 de fevereiro, o Mercadinho dos Clérigos regressa com a sua oferta variada: artesanato, roupa, antiguidades, produtos biológicos, livros, música, entre outros artigos. Para obter mais informação, deve contactar a organização através do email clerigos.mercadinho@gmail.com.

 

Apresentação do livro”Ensaios e Artigos”  – Porto

Lançamento e apresentação da obra “Ensaios e Artigos” de Agustina Bessa-Luís por Mónica Baldaque, Lourença Baldaque e José António Saraiva. A sessão está marcada para as 18h30 na Biblioteca de Serralves, no dia 10 de fevereiro.

 

“O Envelhecimento e o Sexo” – Gaia

Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores, convidou Júlio Machado Vaz, para estar presente no dia 13 de Fevereiro, no Hotel Holiday Inn em Gaia, pelas 21:30.O tema abordado será “O Envelhecimento e o Sexo”, tendo em conta que a população portuguesa está a ficar cada vez mais envelhecida. A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física. As alterações fisiológicas são marcadas pela diminuição da produção de hormonas sexuais. Júlio Machado Vaz é professor universitário, médico-psiquiatra e sexólogo.

 

Instalação/ Vídeo “A Trama e o Círculo” – Braga

Até 25 de fevereiro, o Museu da Imagem acolhe o trabalho de Mariana Caló e Francisco Queimadela, que ao longo de vários meses recolheram testemunhos visuais de várias atividades, ancestrais e modernas, relacionadas com o ludismo, o trabalho e outras práticas do dia-a-dia, enraizadas no saber empírico.

Para a exposição no Museu da Imagem de Braga os autores desenvolveram uma adaptação da curta-metragem “A Trama e o Círculo” para ambiente instalativo, expandindo-a pelas três salas do museu.

Poderá visitar a exposição de terça a sexta-feira das 11h00 às19h00 e aos sábados e domingos das 14h30 às 18h00.

 

Centro


Feira do Livro Dado – Coimbra

No próximo dia 12 de Fevereiro, das 10h às 19h, na Casa da Esquina, terá uma oportunidade para encontrar livros novos e dar um novo destino aos que ganham pó na prateleira. A entrada é gratuita. Não é obrigatório trazer livros, embora ajude a manter o fluxo das trocas. Para inscrições e informações: geral@casadaesquna.pt ou do 929 090 628.

Tertúlia de Viagem – Aveiro

Dia 11 de Fevereiro, pelas 21h30, a Nova Zelândia é apresentada pela Fiona Bakas, que viveu naquele incrível país durante alguns anos e conheceu-o a fazer trekking. Esta partilha deste destino promete levar-nos à aventura no país onde foi filmado o Senhor dos Anéis

 

Lisboa e Vale do Tejo


Beyond the Lab – Lisboa

Está patente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, até a 26 de março a exposição que conta a presença do Patient Innovation, projeto da Católica Lisbon School of Business and Economics, com sete soluções da plataforma em exposição das quais duas são inovações portuguesas. Nomeadamente, uma “mão impressa em 3D” para uma criança que nasceu sem antebraço e mão e a criação de “uns bolsos térmicos” de um doente com uma condição neurológica que, entre outros problemas, origina variações rápidas da temperatura das mãos e pés. A exposição, que pretende explicar o papel dos cidadãos como investigadores e inovadores, já passou por países como Reino Unido, Alemanha, Espanha, e vai percorrer um total de 29 países europeus. Inscrição online aqui

 

“Estórias de RIRciclar” – Damaia

O Roadshow MOCHE DáTudo by Projeto 80 vai fazer a sua próxima paragem no dia 10 de fevereiro na Escola Secundária D. João V, na Damaia. Este roadshow vai visitar 36 escolas dos 18 distritos de Portugal, chegando assim a milhares de alunos, para promover a participação cívica, o empreendedorismo e o associativismo dos jovens dentro da comunidade escolar.

 “Maravilhosas cousas sam os feitos do mar…” – Lisboa

Patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, esta exposição realiza-se no âmbito da comemoração dos 700 anos do contrato de vassalagem celebrado entre o rei  D. Dinis e Micer Manuel Pessanha, de Génova, em Santarém a 1 de fevereiro de 1317. A exposição tem as portas abertas até dia 23 de fevereiro.

Lx Market – Lisboa

O LxMarket é um mercado de artigos em segunda mão, que se realiza aos domingos, onde se pode encontrar roupa, acessórios, sapatos, artigos de decoração, mobiliário, artigos de desporto ou lazer, artesanato, discos, livros, quadros fotografia e doçaria. Um ponto de encontro entre vendedores e compradores de todas as idades.

XIX Temporada de Concertos de Música de Câmara – Lisboa


Página de primeiro plano em cada temporada, a música de câmara ocupa um lugar de destaque na programação, com o desdobramento da Orquestra Metropolitana de Lisboa numa miríade de constelações instrumentais. O concerto está agendado no El Corte Inglès de Lisboa, para dia 16 de fevereiro às 19h. As inscrições podem ser feitas através do email relacoespublicas@elcorteingles.pt.

Coleção António Cachola – Lisboa

Augusto Alves da Silva e João Queiroz têm vindo a utilizar diferentes suportes para o seu trabalho: João Queiroz (Lisboa, 1957) dedica-se ao desenho e à pintura e Augusto Alves da Silva (Lisboa, 1963) tem-se afirmado como fotógrafo, por vezes utilizando também o vídeo. O ciclo de mostras da Coleção António Cachola em exposição no chiado8, até março, resulta de um protocolo entre a Fidelidade – Companhia de Seguros e o MACE, que compreende a apresentação, entre 2015 e 2017, de oito exposições da Coleção António Cachola, com curadoria de Delfim Sardo.

Apresentação do livro “Bichos à Solta” – Setúbal

O livro “Bichos à Solta”, da autoria de Luís Souta, é dado a conhecer em sessão a realizar no dia 11, à tarde, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal. A obra, destinada ao público infantojuvenil, é apresentada, a partir das 16h00, por Ana Pessoa, José Batista e Teófilo Duarte.

Exibição do filme: Disposta a tudo– Setúbal

A 13 de fevereiro, o Fórum Luísa Todi exibe um filme em que Nicole Kidman é Suzanne Stone, uma mulher que sempre quis ser estrela de televisão, ao ponto de estar decidida a fazer qualquer coisa para que o sonho se torne realidade. O objetivo parece próximo, mas a oposição do marido revela-se um obstáculo difícil de superar. Para isso, Suzanne manipula um jovem apaixonado por ela a desenvencilhar-se dessa “dificuldade”. Posteriormente será apresentada a sessão do ciclo Lauro António Masterclass: História do Cinema, dedicado ao tema “A Atriz – Arte e Sedução”. O conhecido crítico de cinema, marca presença a cada sessão para apresentar ao público as obras em projeção.

 

Sul

Feira de velharias – Albufeira

Realiza-se junto ao Mercado dos Caliços e podem encontrar-se os mais diversos tipos de objectos usados e antigos, tais como utensílios domésticos, objectos de decoração, electrónicos, ferramentas, discos, livros e outros

Miúdos Zen – Albufeira

Meditação e mindfulness para crianças dos 6 aos 12 anos às 10h30 no Setor Infantil da Biblioteca Municipal Lídia Jorge em Albufeira. Técnicas de relaxamento que ajudarão as crianças a gerir a ansiedade, melhorar a concentração e lidar com as suas emoções. Entrada livre mediante inscrição na biblioteca, pelo telefone 289599507 ou biblioteca@cm-albufeira.pt

 

 Madeira

Workshop de Primeiros Socorros – Câmara de Lobos

No próximo dia 10 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Câmara de Lobos proporcionará um workshop de Primeiros Socorros ministrado pelo Dr. António Marques. Será uma atividade bastante enriquecedora, na medida em que proporcionará uma enorme abrangência quanto aos primeiros cuidados a serem prestados a um enfermo ou apenas no socorrimento de uma pessoa.

 

Açores

“José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz” – Angra do Heroísmo

Uma exposição retrospetiva, com curadoria do crítico de arte José Luís Porfírio, que a Direção Regional da Cultura apresentou pela primeira vez em 2016 no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em S. Miguel. De 10 de fevereiro a 16 de abril de 2017, a Direção Regional traz ao Museu de Angra do Heroísmo uma parte significativa daquela exposição.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório