Negócios e Empreendorismo

286 mil euros para quem evitar colapso do euro

NULL
Versão para impressão
Um empresário milionário britânico está disposto a pagar 286.000 euros a quem apresentar a melhor ideia para evitar uma possível crise criada pelo colapso do euro.

Lorde Simon Wolfson foi contra a adesão do Reino Unido à moeda única e tem sido um opositor do euro, no entanto, o empresário não deseja que a Zona Euro entre em crise pelo que pretende premiar com uma quantia generosa quem encontrar a solução ideal.

“Não quero que [o euro] caia e se puder ser evitado é a melhor solução. Mas há a possibilidade real de acontecer”, explicou Wolfson na apresentação da iniciativa, em Londres.

Os rumores da queda da moeda única circulam por toda a Europa mas, de acordo com o empresário britânico, os governos não arriscam discutir a hipótese. Face a este cenário, Lorde Simon Wolfson entende que é importante investigar, academicamente, como deve ser gerida a transição.

O milionário oferece assim uma quantia monetária elevada para incitar especialistas das áreas da Economia, do Direito e da História a refletirem sobre o tema.

Maior prémio depois do Nobel

O grande atrativo é o valor do prémio, considerado o maior da área da economia a seguir ao Nobel, que será atribuído pela Charles Wolfson Charitable Trust, uma fundação familiar com meio século de existência.

A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao dia 31 de Janeiro de 2012 e o vencedor vai ser escolhido por um júri constituído, segundo o mentor, por “importantes académicos economistas” cujos nomes ainda estão por anunciar.

Esta não é a primeira vez que Lorde Simon Wolfson faz valer as suas convicções. Anteriormente, o empresário britânico já se tinha oposto à adesão do Reino Unido à moeda única europeia e à ratificação do Tratado de Lisboa.

[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório