Saúde

1º Serviço português de pareceres médicos

Foi lançado, no nosso país, um serviço pioneiro de disponibilização de Pareceres Médicos. O objetivo é dar uma resposta diferenciada, credível e célere a situações de dúvida sobre a saúde, nomeadamente quanto ao diagnóstico, tratamento ou prática méd
Versão para impressão
Foi lançado, no nosso país, um serviço pioneiro de disponibilização de Pareceres Médicos. O objetivo é dar uma resposta diferenciada, credível e célere a situações de dúvida sobre a saúde, nomeadamente quanto ao diagnóstico, tratamento ou prática médica.

A Best Medical Option (BMOp), responsável pelo lançamento deste serviço em Portugal, pretende “minimizar e, sempre que possível, pôr termo à dúvida ou à incerteza que em 90% dos casos é o grande catalisador da procura deste serviço médico. Qualquer pessoa poderá usufruir deste serviço, bastando para isso possuir documentação com diagnóstico, tratamento ou prática médica que possa ser alvo de análise”, explica o Dr. João Meira e Cruz, Diretor Médico da BMOp, em comunicado.

Os Pareceres Médicos são documentos formais, fundamentados e objectivos, emitidos com base em elementos fornecidos pelo cliente, sejam eles clínicos, laboratoriais ou imagens que potenciem o grau de eficácia e fiabilidade da opinião. 

Servindo de base a uma análise objetiva por parte da equipa médica que fará a emissão de um documento detalhado, o Parecer Médico poderá ajudar à tomada de decisões no âmbito da saúde individual ou ainda apoiar o requerente em situações de divergência de opinião.

Para justificar o lançamento deste serviço, a BMOp sublinha que em 2009 foram registadas quase 53 mil reclamações no Serviço Nacional de Saúde, das quais 46% (24.701) diziam respeito à Prestação de Cuidados de Saúde.

O Dr. João Meira e Cruz refere ainda que “as doenças e a sua prevenção e controlo preocupam cada vez mais os portugueses. Tenho vindo a notar que a população, em geral, se sente muito limitada na resolução de problemas relacionados com a sua saúde. Dúvidas relativas à complexidade do diagnóstico ou tratamento, exames inconclusivos ou insuficientes e a prática médica, têm sido factores de desagrado na área da saúde.”

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório