Ciência

1ª enciclopédia de ciência em português online

NULL
Versão para impressão
A primeira enciclopédia online em língua portuguesa já está disponível. A enciclopédia, WikiCiências, é apresentada esta segunda-feira na cerimónia da entrega dos prémios Casa das Ciências 2011, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.

A WikiCiências contém o “léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física”, explicou José Ferreira Gomes, editor-chefe da publicação e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, à agência Lusa.

O projeto parte da recolha de termos, entre 200 e 600 por cada disciplina, e depois são preparados textos com a colaboração de professores e investigadores do Ensino Superior.

O modelo da WikiCiências é “colaborativo e os artigos ficam com indicação do autor e do editor, e de quem aprovou, o que funciona como certificação do texto que é apresentado”, indicou o professor universitário à agência noticiosa.

Até ao final do ano a WikiCiências reunirá cerca de mil entradas. Neste momento, já podem ser consultados cerca de 400 termos e outros 500 estão em processo de avaliação e melhoria.

Segundo a página do projeto, a WikiCiências é um serviço complementar do portal Casa das Ciências, o portal Gulbenkian dos professores.

Clique AQUI para aceder à WikiCiências

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório