Ambiente

150 mil cabras para prevenir fogos

Chama-se "Self-Prevention" e é um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha que consiste na reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca. O objetivo é utilizar estes a
Versão para impressão
Chama-se “Self-Prevention” e é um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha que consiste na reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca. O objetivo é utilizar estes animais considerados “limpadores naturais” dos campos para evitar incêndios.

O projeto terá um custo de 48 milhões de euros financiados por fundos comunitários dos dois países. A distribuição das 150 mil cabras irá acontecer já a partir do próximo ano.

De acordo com o presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, José Luis Pascoal, citado pelo jornal Público, este é um “método natural para a limpeza das florestas e dos campos”.

O projeto Self-Prevention permitirá também o desenvolvimento social e económico das zonas raianas. Irá criar 558 postos de trabalho “desde pastores a comerciais”.

Uma empresa irá ainda ser criada para distribuir e gerir a viabilidade do projeto. Serão construídas 12 queijarias, 15 lojas e dois matadouros para abate, entre outros serviços, que permitirão receitas anuais estimadas em 30 milhões de euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório