Mundo

13 mil pessoas assinaram petição para salvar Raif

O saudita Raif Badawi, jornalista e ativista, foi condenado a 10 anos de prisão e 1.000 vergastadas, pelas denúncias que fazia no seu site. O caso está a comover a comunidade internacional que se uniu para salvar Badawi desta sentença.
Versão para impressão
O saudita Raif Badawi, jornalista e ativista, foi condenado a 10 anos de prisão e 1.000 vergastadas, pelas denúncias que fazia no seu site. O jovem já recebeu as primeiras vergastadas. O caso está a comover a comunidade internacional que se uniu para salvar Badawi desta sentença.
 
Na sexta-feira passada Raif Badawi recebeu 50 vergastadas. A partir de agora, todas as sextas-feiras o jovem jornalista vai receber mais 50 vergastadas até cumprir as mil chicotadas da sua sentença, informa o site da Amnistia Internacional.

Raif Badawi foi detido, na Arábia saudita, em Maio de 2014, por causa dos debates e das denuncias que fazia no seu site que, dizem as autoridade sauditas, insulta o Islão.


A mulher de Raif conseguiu fugir da Arábia Saudita com os três filhos do casal e encontra-se refugiada no Canadá.
 
Para impedir o cumprimento desta pena, que a amnistia classifica como “chocante”, a organização de defesa dos direitos humanos lançou esta semana uma petição que já conquistou mais de 15 mil assinaturas.

“Deus é grande!”

O castigo foi registado em vídeo através de um telemóvel e publicado na internet. Segundo uma testemunha que assistiu ao chicoteamento, citada pela Amnistia Internacional, “Raif levantou a sua cabeça para o céu, fechou os olhos e arqueou as costas. Permaneceu em silêncio mas via-se que estava em sofrimento”. O agente que aplicou o castigo atingiu Raif nas pernas e nas costas. No final, a população que assistia gritou: “Deus é grande!”.

Na petição, dirigida ao rei Abdullah bin Abdul Aziz Al Saud, a Amnistia Internacional pede a libertação imediata deste homem que apenas exerceu o seu direito de liberdade de expressão. 

Clique AQUI para aceder à página da petição.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório