Mundo

12 profissões em crescimento na próxima década

Tendo em conta a crise financeira que tem determinado o aumento do desemprego em todo o mundo, a publicação norte-americana Newsweek destaca os 12 empregos mais estáveis para os próximos anos, segundo previsões do Departamento de Estatísticas Laborai
Versão para impressão
Tendo em conta a crise financeira que tem determinado o aumento do desemprego em todo o mundo, a publicação norte-americana Newsweek destaca os 12 empregos mais estáveis para os próximos anos, segundo previsões do Departamento de Estatísticas Laborais dos EUA (BLS, sigla em inglês).

A área da saúde é apontada pelos especialistas norte-americanos como uma das mais seguras da próxima década. Com o aumento global da esperança média de vida, a enfermagem e a engenharia biomédica são duas das ocupações a ter em conta, com taxas de crescimento na ordem dos 22 e dos 72 por cento, respetivamente, entre 2008 e 2018, apontam os peritos do BLS.

Os profissionais do setor funerário vão beneficiar diretamente disso: uma população cada vez mais envelhecida conduz a um aumento gradual dos óbitos.

Uma vez que as empresas usufruem de benefícios fiscais e cortes orçamentais ao apostarem em soluções energeticamente eficientes, espera-se que surjam cada vez mais postos de trabalho nas áreas da construção e engenharia ambientais. Michael Lazarchick, conselheiro profissional licenciado de New Jersey, frisa o facto deste setor oferecer oportunidades mesmo para os que não possuem muitas habilitações: “Um construtor, por exemplo, poderá participar na construção de um edifício ‘verde'”, diz.

E porque a tecnologia é uma grande parte do desenvolvimento das novas soluções ambientais, serão recrutados profissionais para unidades industriais de ponta, especialmente trabalhadores licenciados.

A hotelaria e a restauração deverão consolidar o seu crescimento, apesar dos baixos salários associados a algumas das funções destas áreas. Segundo Michael Lazarchick, a geração baby-boom possui grandes fontes de rendimento que “vai investir nos tempos de lazer”.

Da mesma forma, oportunidades como cozinheiro e assistente de cozinha vão aumentar, sobretudo devido ao ritmo quotidiano cada vez mais acelerado da população ativa. O BLS indica ainda que a estabilidade do setor comercial e das vendas vai manter-se, assim como na área dos serviços de atendimento ao cliente, onde os peritos determinam o aparecimento de 400 mil novos postos de trabalho.

O BLS destaca ainda o crescimento de profissões ligadas à segurança e à consultoria profissional, ressalvando que o empreendedorismo é a principal arma desta geração de trabalhadores, que cada vez mais dispõe de ferramentas que facilitam o arranque de negócios próprios.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório