Em Destaque Sociedade

Mais de 100 portugueses com novas competências informáticas e 100% de empregabilidade

Programa de formação pretende estimular a qualificação dos profissionais portugueses nas TI
Versão para impressão
por redação

A iTGROW, uma empresa do Grupo Critical Software e do BPI, cuja missão está focada na descoberta, formação e desenvolvimento de talentos na área das TI, em parceria com a Universidade de Coimbra e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) acabam de lançar a 5ª edição do Programa de Formação ACERTAR O RUMO. Esta iniciativa pretende estimular a qualificação dos profissionais portugueses nas Tecnologias de Informação (TI), redirecionando as competências dos profissionais para áreas com maior empregabilidade e ajustando a oferta à procura no mercado de emprego.

O Programa ACERTAR O RUMO destina-se a todos os profissionais com curso superior que pretendam redirecionar a sua carreira para a área das TI. Este Programa procura desenvolver competências técnicas de programação informática em licenciados com dificuldade de encontrar emprego nas suas áreas de formação original, e que revelem as competências adequadas à área das TI. ACERTAR O RUMO é um programa de formação intensiva, rigorosa, acompanhada, prática e dirigida às necessidades profissionais que tem vindo a ser promovido nos últimos anos sob a forma de Curso não Conferente de Grau da Universidade de Coimbra.

A fase de recrutamento e seleção para a 5ª edição do Programa decorre até dia 10 Setembro de 2017. Durante este período, serão realizadas provas para seleção de candidatos que serão complementadas com entrevistas biográficas para se encontrarem os candidatos com melhores condições de sucesso no programa. Os interessados poderão submeter as candidaturas no website (www.acertarorumo.pt) ou através do envio do CV para o e-mail info@acertarorumo.pt.

Esta formação tem uma propina associada sendo que os formandos terão à sua disposição uma linha de crédito adaptada às necessidades específicas de financiamento deste programa através do BPI, podendo recorrer a outras alternativas disponíveis no mercado.

O sucesso do Programa que arrancou em 2013 reflete-se na taxa de empregabilidade de 100%, ou seja, todos os formandos foram integrados com sucesso no mercado de trabalho na área de IT. De salientar também o número crescente de candidaturas que o Programa Acertar o Rumo tem tido ultrapassando os 700 candidatos na totalidade das edições anteriores dos quais foram selecionados 85 formandos que frequentaram a formação.

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra considera que “o Programa ACERTAR O RUMO permite aumentar o nível de qualificação de profissionais na área das TI, redireccionando competências para áreas com grande empregabilidade no nosso país”.

Já para António Murta, representante português na Digital Champions Europe, “numa altura em que há tanto desemprego qualificado jovem em Portugal faz todo o sentido re-treinar engenheiros, aproveitando grande parte das suas valências de engenharia de base, e mudando-lhes o foco de domínio para, por exemplo, as TI”.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub