Ambiente

10 de Maio é dia de limpar a Europa

"Vamos limpar a Europa!" é uma iniciativa que vai decorrer no próximo dia 10 de Maio. Este evento, que se realizará por todo o continente europeu, está a ser coordenado pelos organizadores da Semana Europeia da Redução dos Resíduos.
Versão para impressão
Dia 10 de Maio a Europa vai ficar mais limpa. Em 21 países do continente europeu, incluindo Portugal, vários grupos de cidadãos vão reunir-se para limpar as suas cidades, no âmbito da iniciativa “Vamos limpar a Europa!”. 

Esta iniciativa, que pretende sensibilizar os cidadãos para o problema do lixo e encorajar uma mudança de comportamentos, reunirá todas as campanhas de limpeza num só evento à escala europeia, que terá lugar no mesmo dia em todo o continente, de forma a atingir o maior número de cidadãos. 

 
“Os movimentos cívicos de limpeza do ambiente estão em crescimento em toda a Europa e é nossa vontade integrá-los num evento europeu. Reunimos uma rede de pontos de contacto nacionais em 21 países para informar as pessoas das atividades que terão lugar na zona em que habitam e do que podem fazer para ajudar”, explica o comunicado da iniciativa.

Calçar botas e luvas e pôr mãos à obra

“É uma iniciativa prática, pelo que o que há a fazer é calçar as botas e as luvas e lançar mãos à obra. Todos queremos viver em bairros limpos. Por isso, todos juntos, limpemos a Europa!”, explica Janez Potoènik, comissário responsável pelo Ambiente, no comunicado. 
 

A Comissão Europeia promove o evento, mas as operações de limpeza são independentes e conduzidas pelos próprios cidadãos. Em muitos casos, também contam com a participação das autoridades locais, Organizações Não Governamentais, empresas e escolas. 
 
Em Portugal, os contactos são as empresas Valorsul e Lipor, que gerem os resíduos sólidos urbanos das regiões de Lisboa, Oeste e Porto. A nível europeu, o movimento está a ser coordenado pelos organizadores da Semana Europeia da Redução dos Resíduos.

O evento vai realizar-se em 15 Estados-Membros da UE, bem como em Andorra, na Bósnia-Herzegovina, na Noruega, na Sérvia e na Turquia.

Clique AQUI para aceder aos site do evento e conhecer todos os locais onde vão decorrer iniciativas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub