Ciência

10 cientistas portugueses na final do FameLab

Dez finalistas vão falar, este domingo, em público sobre ciência sem qualquer apoio, num concurso que já foi comparado ao programa televisivo "Ídolos". No Pavilhão de Ciência, em Lisboa, tanto se ouvirá falar de Newton como do aquecimento global.
Versão para impressão
Dez finalistas vão falar, este domingo, em público sobre ciência sem qualquer apoio, num concurso que já foi comparado ao programa televisivo “Ídolos”. No Pavilhão de Ciência, em Lisboa, tanto se ouvirá falar de Newton como do aquecimento global.

Atualmente na sua primeira edição em Portugal, o FameLab começou com 50 inscrições, com registo vídeo, que foram reduzidas para 18. Os vídeos dos concorrentes podem ser vistos no site da CvTv, canal da Ciência Viva.

Estes últimos concorrentes tiveram de ‘atuar’, sem qualquer tipo de apoio, como os tradicionais ‘powerpoints’, frente a um júri.

“Estamos muito contentes com os resultados”, comentou à Lusa Carlos Catalão, diretor de projetos do Ciência Viva, um dos organizadores do concurso, a par do British Council.


A final nacional do FameLab decorre hoje às 17h00 com os concorrentes a falarem pela primeira vez para o público, que também poderá votar.

A “tónica” entre os finalistas é a “diversidade”, quer ao nível dos temas, idades e nível da qualificação, disse o responsável.

“Podemos observar pessoas de 20 e poucos anos, acabadas de sair da universidade, a competir com professores universitários e com doutorados”.

Os temas apresentados vão desde as leis de Newton até à relação entre Ciência e Sociedade, como o aquecimento global ou o derramamento de petróleo no Golfo do México. No entanto, no concurso não é possível repetir temas e comunicações.

O júri da final é composto por António Granado (jornalista e professor de Comunicação Social), Carlos Fiolhais (professor universitário e divulgador de ciência), Maria Mota (investigadora e presidente da Associação Viver a Ciência) e Nuno Crato (professor universitário e divulgador de ciência).

Os vencedores dos países participantes competem na final internacional do Famelab, no Cheltenham Science Festival, Reino Unido, que decorre de 9 a 13 de Junho de 2010.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório